Pearl Harbor ~Um Romance em meio ao Ataque de Pearl Harbor~

“Para o cardápio de hoje,
vós trago uma dose de saquê,
acompanhada de um delicioso
Big Mac

Pearl Harbor é um filme estadunidense de 2001 que foi escrito por Randall Wallace e dirigido e também produzido por Michael Bay. A produção retrata o ataque do Japão contra Pearl Harbor/EUA, em Dezembro de 1941, durante o período da segunda guerra mundial, em meio à amizade de dois pilotos da aviação norte-americana –  Rafe (Bem Affleck) e Danny (Josh Hartnett) – e o triângulo amoroso formado pela enfermeira Evelyn (Kate Backinsale).

Bem… Pearl Harbor possui uma produção sensacional. Trilha sonora, direção, cenários/figurinos, história e seu background, ambos são muito bons. A OST é realmente algo muito bonita e emocionante. Além disso, ela se encaixa bem durante o decorrer do filme  e proporciona momentos muito emocionantes, como o momento da resistência norte-americana à invasão nipônica. O som de piano do compositor alemão Hans Zimmer também é lago que contribuiu muito para deixar essa trilha sonora emocionante. A música tema do filme, “There you’ll be”, combinou com a história e também é emocionante, principalmente no final do filme.

A direção foi algo muito bem feita. Ela convenceu muito bem de que aquilo era uma guerra, embora ela tenha alguns probleminhas, como aquela “censura” através do desfoque da câmera na cena do socorro aos feridos da invasão e o tiroteio sobre o carro. No entanto, isso acaba sendo apenas detalhes, ou seja, não deteriora quase nada a experiência do filme. E a direção não desperdiçou todo o investimento milionário da produção. Toda a preocupação em protagonizar o filme no mesmo local do ataque, de utilizar antigos navios da marinha, etc foi algo que deixou a experiência visual mais bonita ainda. Uma das cenas que me chamou muito a atenção foi a parte em que o navio começou a afundar pouco a pouco e o desespero dos tripulantes.

A história da obra é algo que foi bem feita também. Ela possui um bom ritmo e não parece que se passaram três horas de filme. O filme é bem dinâmico. O timing cômico é outra coisa que foi bem elaborada. Ele te faz rir quando você menos espera. A cena da festa foi algo bem engraçado, só para constar (risos). O plot foi bem trabalhado. Embora o desenvolvimento das personagens não fosse algo muito aprofundado, elas são bem carismáticas e também foram bem construídas, a ponto de nos importarmos com elas. Tanto que o plot twist do Rafe e a morte do Danny marcaram a história. Já que citamos o a duplo, a amizade deles foi bem construída ao longo da história. Desde o flashback da infância deles do Rafe defendendo o Danny, até o momento em que Danny retribui o favor. Outra coisa que ficou muito boa foi o background apresentado no filme. A representação história é bem verossímil com a realidade.  Ela conseguiu ser bem neutra, ou seja, não foi um filme de propaganda.

Bem… Pearl Harbor foi um filme que realmente gostei bastante, achei bem emocionante. Queria ter comentado mais sobre ele, mas por motivos de eu estar meio ocupado ultimamente, não tenho muito tempo para elaborar walltexts. Em função disso, resolvi fazer esse pequeno texto fazendo uma passagem geral pela obra. Espero que tenham gostado. Deixem aí nos comentários o que vocês do filme. Até mais!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s