Thermae Romae ~As Termas mais Divertidas da História~

“No cardápio de hoje,
vós trago uma deliciosa
tigela de rámen
acompanhada de um delicioso
saquê”

0Thermae Romae (As Termas de Roma, em tradução livre) é uma obra serializada em forma de mangá publicada pela revista Comic Beam, cuja autora se chama Mari Yamazaki. A obra original foi publicada, ao todo, em seis volumes em 2008. A mesma consta com um total de três adaptações: uma série animada (2012); dois filmes live action (um em 2012  e outro em 2014). Além disso, o mangá foi publicado pela editora JBC aqui no Brasil. Essa review  irá abordar somente a animação em função de eu não ter conseguido encontrar o mangá completo nas scanlators… 

A história é ambientada na época do antigo império romano (mais ou menos, na época do Principado). Nela, temos o personagem Lucius Modestus (CV Ryo Ono), um arquiteto romano que se encontra em tamanha frustração, pelo fato de seus projetos não agradarem o atual imperador. Por causa disso, Lucius, a convite de Marcus Pietoras (CV Hiroki Touchi) -responsável por auxiliar e comunicar o protagonista- busca relaxar em uma das termas públicas. Durante o banho, Lucius se depara com uma fenda submersa no local e ao se aproximar dela, ele acaba sendo absorvida por ela. Consequentemente, o nosso querido arquiteto romano acaba se envolvendo em diversas viagens temporais para o Japão contemporâneo, o que ocasiona um choque cultural repleto de muita comédia.

18Bem… Thermae Romae é uma série muito divertida de se assistir. Além de sua premissa  ser chamativa -o ponto forte da série-ela possui uma produção muito boa. A mesma, se encaixou perfeitamente com o clima da história. A animação no estilo flash  foi um dos principais responsáveis para isso ter ocorrido. Ela conseguiu deixar a obra, como diria, mais… idiota. E isso não é algo ruim, pelo contrário, foi algo muito bom. As cenas do Lucius emergindo dos banheiros, as suas reações, entre outras coisas, foram muito bem feitas. Talvez, se a animação fosse feito do jeito “normal”, teria perco um pouco da graça. Outra coisa que ficou bem encaixada foi o estilo da arte.

4O contorno forte dos traços dos personagens, além de ter feito contraste com os cenários, deixou o character design dos personagens um tanto quanto… engraçados.  Agora combine essas duas coisas (animação mais a arte) com uma boa direção. A posição de Lucius nos momentos de fala deixava a coisa mais idiota ainda (risos). Aquilo passou um ar de visual novel (como se a pessoa estivesse jogando uma). Ademais, o tempo de cada episódio contribuiu para a experiência agradável, já que cada um tinha, em torno, uns 15min; também, o anime possui uma ending bem bacana.  

Além de ser bem produzido, Thermae Romae possui uma história bem feita. A fórmula que a obra utiliza (Lucius viaja para o Japão, se depara com algo que o choca, que chama a sua atenção e então, volta para Roma e tenta aplicar o que “aprendeu” lá) funciona muito bem. Embora seja algo que torne a obra repetitiva (previsível), isso não corrobora com ela nem um pouco. Até porque, são somente três episódios e alguns especiais (risos).

24Basicamente, tudo no anime de Thermae Romae gira em torno de… banheiros. Sim, banheiros, você leu bem. Banheiros e termas. Agora combine isso com o choque cultural de Lucius e de ele tentando introduzir o que aprendeu com os japoneses (caras achatadas, jeito como ele se refere a eles) na antiga Roma e as suas reações diante das descobertas. A partir disso, a obra passa a ter uma base muito boa para  a comédia e o “potencial” dessa piada não é nem um pouco desperdiçada. O timing cômico de Thermae Romae é muito bom, tanto que ele consegue sempre te puxar um riso em algum dos momentos da história. Só para constar, os episódios que eu mais gostei foi o da descoberta da privada tecnológica nipônica; Lucius tendo contato com o moe (esse foi simplesmente sensacional, o que eu mais ri). Outra coisa, embora para algumas pessoas possa ser apenas um detalhe ou uma curiosidade, é que os personagens ali criados… eles existiram na história. Para a minha pessoa, isso foi algo que deixou a série mais engraçada.

Bem… Thermae Romae é um anime simplesmente sensacional e é perfeito para quem quer relaxar ou simplesmente matar o tempo. Eu acertei em selecioná-lo aleatoriamente na minha lista de plan to watch do MyAnimeList. Acabei gostando dele mais do que esperava. Futuramente, ainda quero ler o mangá todo (se possível, tentarei comprá-lo) para comentar sobre e, também, compartilhar com vocês algo que me deixou “incomodado” ao terminar de assistir. Deixo a dica então! Assistam Thermae Romae, é uma obra muito engraçada. Deixem aí nos comentários o que vocês acharam da review e do anime. Espero que tenham gostado!

2

Anúncios

Um comentário em “Thermae Romae ~As Termas mais Divertidas da História~

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s